ATAQUE CIBERNÉTICO OBRIGA O IPEN/CNEN A SUSPENDER A PRODUÇÃO DE RADIOFÁRMACOS POR PELO MENOS UMA SEMANA n2w6i
O crime está cada vez mais sofisticado no Brasil. Um ataque contra a segurança cibernética no IPEN/CNEN, que resultou em tentativas de ataques em série à rede do Instituto, está inviabilizando a produção de radiofármacos para diagnóstico e tratamento do câncer. O ataque foi identificado na última sexta-feira (28) e, pelo menos durante esta semana, a produção está comprometida, diz um comunicado do IPEN. As ações corretivas necessárias tiveram início no mesmo dia e os profissionais de TI estão desde então atuando para a mitigação das causas e para o restabelecimento pleno das operações. No comunicado, o instituto diz que “é importante ressaltar que a segurança física, a radiológica e a nuclear não foram afetadas.”
No entanto, em função da necessidade de preservar a integridade do ambiente de TI foi necessário desconectar a rede do Instituto do ambiente externo, incluindo os os via Internet, até que todas as ações preventivas necessárias sejam implementadas. Como consequência, a produção e o fornecimento dos seguintes radiofármacos previstos para esta semana tiveram que ser suspensos:
- a) Iodo-131
b) Lutécio-177
c) Tálio-201
d) Guan-IPEN-131 (MIBG)
e) Gerador de tecnécio-99m
f) Citrato de gálio-67
“A CNEN está envidando todos os esforços necessários para o restabelecimento do fornecimento e coloca à disposição o seguinte telefone emergencial (11) 94863-0267, assim como o endereço de e-mail [email protected] . Esperando normalizar a situação o mais breve possível, nos colocamos à disposição para as informações complementares que se fizerem necessárias, concluiu o comunicado.
Deixe seu comentário 30562h