Naturgy
faixa - nao remover

TBG LANÇA PROJETO DE HUB PARA AUMENTAR O TRANSPORTE DE BIOMETANO NO GASBOL 2vx4c

Jorge HijjarA Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) anunciou hoje (28) o lançamento do Projeto Conceitual Avançado de Engenharia do Hub de Biometano. O Contrato de Conexão para o Biometano já foi submetido à aprovação da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A medida está alinhada com a Lei do Combustível do Futuro, que implementou o Programa Nacional de Descarbonização do Produtor e Importador de Gás Natural e de Incentivo ao Biometano. A empresa afirma que o Gasbol está instalado em regiões com forte potencial de produção de biometano, principalmente em áreas com usinas sucroalcooleiras e outros produtores situados próximos à sua malha. Por isso, o Hub de Biometano foi projetado para integrar de forma eficiente esses agentes ao Sistema de Transporte.

O projeto prevê a possibilidade de implantação da infraestrutura de maneira gradual, seja pelo recebimento de biometano via duto exclusivo ou pelo transporte rodoviário (utilizando caminhões de GNC e GNL). A dimensão da instalação dependerá da demanda do mercado, das avaliações internas da TBG e da interlocução com os órgãos reguladores.

GASBOLDurante a chamada pública para Aquisição de biometano promovida pela Petrobrás, vários produtores procuraram a TBG para obter mais detalhes sobre o projeto do Hub de Biometano e as condições de conexão ao Sistema de Transporte. Foram identificadas usinas produtoras de biometano nos cinco estados por onde a o Gasbol, com destaque para São Paulo e Mato Grosso do Sul. O volume potencial de produção é estimado em cerca de 3 milhões de metros cúbicos por dia, evidenciando o interesse do setor e contribuindo para o planejamento dos futuros Hubs.

A conexão ao Sistema de Transporte de gás natural amplia o o dos produtores de biometano a consumidores distribuídos em toda a malha nacional de gasodutos, abrindo novas oportunidades de negócio. Isso se torna ainda mais relevante diante da Lei do Combustível do Futuro, que estabelece o aumento progressivo da participação do biometano no mercado de gás natural, começando com 1% em 2026 e chegando a 10%.

GASBOLO Hub de Biometano da TBG é de suma importância tanto para a transição energética quanto para a adição de uma fonte adicional de suprimento. Além disso, temos a vantagem competitiva da nossa localização geográfica privilegiada devido à concentração da produção agrícola na região Centro-Sul do país. Estamos preparados para atender em qualquer ponto da nossa malha de gasoduto. O Sistema de Transporte é essencial para escoar a produção e conferir escala ao mercado”, disse o diretor comercial da TBG, Jorge Hijjar.

A TBG também se prepara para contribuir com o “Plano Nacional Integrado das Infraestruturas de Gás Natural e Biometano” (PNIIGB), elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que abriu em março a consulta pública sobre a nota técnica metodológica. O plano visa traçar uma estratégia para ampliar a produção, o consumo e a infraestrutura de gás natural e biometano no Brasil. Dessa forma, a transportadora poderá ajudar a dar escala ao mercado e a facilitar a ligação entre produtores e consumidores.

O biometano, produzido a partir de resíduos orgânicos, pode ser utilizado como substituto do gás natural em aplicações residenciais, comerciais, industriais e no setor de transporte, áreas em que a TBG já atua nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário 30562h

avatar
  Subscribe  
Notify of