Naturgy
faixa - nao remover

SINDIPETRO-NF DIZ QUE QUATRO PESSOAS ESTÃO NA UTI APÓS ACIDENTE NA PLATAFORMA PCH-1, NA BACIA DE CAMPOS 5y1r4r

Captura de tela 2025-04-22 162146O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) trouxe novas e preocupantes atualizações sobre os desdobramentos do acidente na PCH-1, na Bacia de Campos. De acordo com a entidade, ao todo, 32 pessoas precisaram ser internadas após o incêndio na plataforma. Desses, quatorze sofreram queimaduras e os demais inalaram fumaça. Ainda segundo o Sindipetro-NF, dez operários permanecem internados, todos no Hospital da Unimed em Macaé (RJ), sendo quatro deles na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o coordenador-geral do Sindipetro-NF, Sérgio Borges, afirma que um dos internados estaria em estado grave. “Estes números não batem com os números oficiais da Petrobrás. Nós só conseguimos essa informação após checagem nos hospitais onde os trabalhadores foram atendidos.” Ainda de acordo com o sindicalista, foram desembarcados 59 trabalhadores da plataforma após o incêndio.

O incêndio seguido de explosão atingiu a plataforma PCH-1 na última segunda-feira por volta das 7h25, sendo totalmente controlado quatro horas depois. A unidade, que está em processo de descomissionamento e fora de operação desde 2020. As causas do ocorrido serão investigadas por uma comissão especial, segundo a estatal. O Sindipetro-NF indicou a diretora Bárbara Bezerra para integrar a comissão de investigação do acidente.

Conforme noticiamos, a Petrobrás emitiu um comunicado ontem indicando apenas 14 feridos no acidente. A reportagem do Petronotícias procurou a empresa para esclarecimentos diante da divergência no número de feridos apontada pelo Sindipetro-NF. A empresa nos enviou uma nota, que reproduziremos a seguir. No entanto, o texto não esclarece o motivo da discrepância nos números de trabalhadores afetados no acidente apontada pelo sindicato:

A Petrobras informa que, em relação ao incêndio corrido ontem (21/04), na plataforma PCH-1 (Cherne 1), 8 trabalhadores permanecem internados com quadro de saúde estável, sem gravidade. Os demais já tiveram alta. O sistema de detecção de fogo e gás funcionou adequadamente com o acionamento das válvulas de bloqueio do gás em menos de um minuto.

O sistema de dilúvio funcionou e a brigada de incêndio foi acionada, debelando os focos de incêndio localizados. Esta unidade não faz escoamento de gás. O gás que chega em PCH1 é apenas para geração de energia elétrica que, no momento, está sendo suprida por moto geradores a diesel, garantindo a segurança e a habitabilidade da unidade. 

A PCH-1, localizada na Bacia de Campos, a cerca de 130 km da costa de Macaé, no Rio de Janeiro, não produz petróleo desde 2020. A unidade contava com 177 pessoas a bordo que atuavam na manutenção da integridade das instalações e habitabilidade. A Petrobras instaurou um comissão para apurar as causas do incidente“.

Veja abaixo as imagens que mostram a plataforma após o acidente:

Deixe seu comentário 30562h

avatar
  Subscribe  
Notify of