RAUL LYCURGO DEIXARÁ O COMANDO DA ELETRONUCLEAR E ANDRÉ OSÓRIO É UM DOS COTADOS PARA ASSUMIR A EMPRESA 5s3h6g
Mudanças à vista na direção da principal empresa do setor nuclear brasileiro. O atual presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo, decidiu que não continuará mais na companhia. Nos bastidores do mercado, já há comentários sobre possíveis substitutos. Um dos nomes mais cotados é o de André Osório (foto abaixo), atual chefe de gabinete de Lycurgo.
Osório tem agens pelo Ministério no Ministério de Minas e Energia, onde foi Diretor do Departamento de Informações e Estudos Energéticos. Também esteve na Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e conta com experiência de mais de 20 anos no setor elétrico.
Enquanto o nome de Osório tem uma boa aceitação no setor, o outro cotado para o cargo, o atual diretor istrativo da empresa, Sidnei Bispo, enfrenta resistência por parte da maioria dos funcionários da Eletronuclear.
Lycurgo chegou à presidência da Eletronuclear em dezembro de 2023. Sua gestão foi marcada por um forte e polêmico plano de corte de gastos, que acabou desencadeando uma manifestação no Centro do Rio de Janeiro e uma greve de funcionários na central nuclear de Angra dos Reis.
Além do corte de gastos para equilibrar as contas da empresa, Lycurgo também fechou o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2026. Nele, a empresa se comprometeu a converter o Programa de Desligamento Complementar (PDC) em Programa de Desligamento Voluntário (PDV). Para lembrar, o PDC previa o desligamento compulsório de 90 funcionários já aposentados, medida que gerou forte reação sindical. Com a mudança, a adesão a a ser facultativa.
4 Deixe seu comentário 3b841
Qual e a missão da eletrocuclear? Quantos GWh acrescentou na rede nos últimos dez anos?
A missão da Eletronuclear nos últimos 23 anos foi gerar eletricidade para cerca de 40% dos habitantes do Estado do Rio De Janeiro, o segundo em PIB do Brasil. Aproximadamente 8 milhões de consumidores 24/7. Nestas 2+ décadas o estado não teve a colaboração da geração nuclear por apenas uns sete dias no máximo, quando ambas as unidades estavam desligadas simultaneamente. Nenhuma máquina no hemisfério sul teve tal desempenho. Notemos que as usinas só operam a 100% de potência. O problema é que muito pouca gente sabe disso, inclusive os políticos que indicam os gerentes de alto nível da Eletronuclear.… Read more »
E falando em sul global, entre seus principais países quase todos estão em guerra. Rússia, Irã via seus proxies, Índia e a China por trás disso tudo. E nós estamos neste grupo. Um bom lugar para comprar usinas nucleares que deverão operar por cem anos. Ultra estável. Grande confiabilidade.
Faltou dizer que as usinas de Angra, além de fornecer cerca de 40% da potência ativa do Estado do Rio, também controlam a tensão do sistema elétrico na região. Como a maior parte da geração de nosso sistema elétrico está muito, muito longe dos centros de consumo, as cidades, a tensão sofre certo nível de degradação ao viajar distâncias continentais. Com grande potência, 2 mil MWe, os geradores de Angra usam suas capacidades para ajustar ou “segurar” a tensão, parâmetro pouco falado, mas essencial para a saúde e longevidade de todos os equipamentos elétricos, domésticos, industriais, etc. E a Eletronuclear… Read more »