Naturgy
faixa - nao remover

PETROBRÁS CONCLUIU A MODERNIZAÇÃO DO TREM 1 DA RNEST E AGORA SE PREPARA PARA OBRAS DO TREM 2 2v6c3z

Presidente_Magda Chambriard_Foto2_Coletiva_PE 2050_e_PN 2025-2029_Crédito_Guarim de Lorena_PetrobrasUm marco importante para as operações de refino da Petrobrás. A empresa anunciou no final da tarde desta quinta-feira (27) o término das obras de modernização do Trem I da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), localizada em Ipojuca (PE). Ao todo, foram investidos R$ 93 milhões no projeto de revisão e ampliação da unidade, cuja capacidade  capacidade de processamento saltou de 115 mil para 130 mil barris de petróleo por dia.

O investimento na mais moderna refinaria do país faz parte do atual Plano de Negócios da Petrobrás, que prevê, até 2029, US$ 19,6 bilhões em investimentos no segmento de Refino, Transporte, Comercialização, Petroquímica e Fertilizantes (RTC). Isto representa um aumento de 17% em relação ao plano anterior. A RNEST tem grande relevância estratégica para o Brasil, é o principal hub da Petrobrás nas regiões Norte e Nordeste, com fácil o por cabotagem aos mercados consumidores”, afirmou a presidente da petroleira, Magda Chambriard.

RNEST_2_Foto_Tais Peyneau_PetrobrasComo noticiamos, em dezembro do ano ado, a RNEST iniciou a operação da unidade SNOX, a primeira do tipo no refino brasileiro. A estrutura é responsável pela redução das emissões de óxido de enxofre (SOx) e óxido de nitrogênio (NOx), além de produzir ácido sulfúrico, um novo produto comercializado pela refinaria. O ácido, que possui diversas aplicações, é também rentável e contribui para a preservação ambiental, sendo um importante insumo para o tratamento e geração de água potável.

Agora, olhando para o futuro, a Petrobrás está licitando as obras do Trem 2 da refinaria. A expectativa é que a construção da nova unidade gere cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos.

Renata Baruzzi_(1)_Credito_Roberto Farias_Petrobras copiarA implantação do Trem 2 da RNEST ampliará a capacidade de refino nacional, possibilitando o aumento da produção de derivados como gasolina, GLP, nafta e, principalmente, diesel de baixo teor de enxofre (diesel S10), atendendo às demandas do mercado e reduzindo a necessidade de importação. Até 2029, toda a produção de diesel S500 será substituída pela produção de diesel S10, com menor teor de enxofre, e a RNEST é um elemento fundamental nesta cadeia”, explicou a diretora executiva de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Renata Baruzzi (foto à esquerda).

Já o diretor executivo de Processos Industriais e Produtos da companhia, William França, a modernização da RNEST é um marco importante e prevê a importância da planta para o mercado nacional. “Entre as refinarias brasileiras, a RNEST se destaca por ter a maior taxa de conversão de petróleo cru em diesel (70%). Com a conclusão do escopo da RNEST (SNOX, Revamp Trem 1 e Trem 2), a refinaria terá a capacidade de processar 260 mil barris de petróleo por dia, com um aumento na produção nacional de diesel S-10 de cerca de 13 milhões de litros por dia”, adiantou.

A Refinaria Abreu e Lima (RNEST) iniciou suas operações em 2014 com o primeiro conjunto de unidades (Trem I), 34 anos após a inauguração da última refinaria da Petrobras. Reconhecida como a refinaria mais moderna da companhia, a unidade desempenha um papel crucial no atendimento à demanda nacional por derivados de petróleo. Equipado com tecnologias de refino avançadas, o local se destaca pelo alto nível de automação. Seu projeto foi concebido para atender a padrões internacionais e incorpora soluções tecnológicas que priorizam a sustentabilidade, com ênfase na confiabilidade, desempenho, qualidade dos produtos, baixo custo de manutenção, consumo energético eficiente, uso racional da água e máxima segurança operacional.

1 Deixe seu comentário 4l6656

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Ralfo PenteadoRecent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ralfo Penteado
Visitante
Ralfo Penteado

Já custou 3 trens e não faz o que um trem faz?