Naturgy
faixa - nao remover

O REINO UNIDO TRANSPORTA COMBUSTÍVEL RADIOATIVO VITRIFICADO PARA ALEMANHA 652d70

TREM-pacifcO segundo de três carregamentos planejados de resíduos radioativos de alto nível deixou Sellafield, no noroeste da Inglaterra,  para ser  transportado por ferrovia e mar até seu destino na unidade de armazenamento provisório de Isar, na Alemanha. Sete frascos contendo os resíduos vitrificados — os resíduos radioativos foram transformados em uma forma estável semelhante ao vidro — viajaram de trem até o porto de Barrow-in-Furness antes de serem carregados no Pacific Grebe , um navio de transporte nuclear especializado operado pela Nuclear Transport Solutions do Reino Unido. Os resíduos vêm do reprocessamento e reciclagem do combustível nuclear usado.  De acordo com o Escritório Federal Alemão para a Segurança da Gestão de Resíduos Nucleares (BASE), a licença de transporte foi aprovada em dezembro, sendo a

pacif repatriação de resíduos alemães um requisito vinculativo segundo a lei internacional. As concessionárias alemãs enviavam combustível usado de usinas nucleares para La Hague, na França, e Sellafield, no Reino Unido, para reprocessamento. O lixo líquido resultante é derretido em vidro e devolvido à Alemanha. Há mais um carregamento planejado do Reino Unido para completar a repatriação.

De acordo com o especialista nuclear alemão GNS: “O lixo é maciçamente protegido da radiação externa. Na planta de reprocessamento, o lixo é misturado com vidro de silicato líquido e despejado em recipientes cilíndricos de aço inoxidável, que são então hermeticamente fechados após o endurecimento. Esses recipientes, cheios com a mistura de vidro endurecido, são chamados de “moldes de vidro”. Para transporte e armazenamento, os moldes são colocados em  enormes recipientes de ferro fundido e aço inoxidável de mais de 100 toneladas, que foram tamborescomprovados em testes extensivos para fornecer tanto uma blindagem forte quanto para ser seguros sob condições extremas.” 

A Orano, da França, concluiu o 13º e último embarque ferroviário da França de resíduos nucleares vitrificados de alto nível para Philippsburg, na Alemanha. No total, 5.310 toneladas de combustível usado alemão foram processadas na planta de La Hague da Orano. O acordo intergovernamental que rege essas operações incluiu uma disposição de que o equivalente em massa e radioatividade dos resíduos contidos nos elementos de combustível usados deve ser devolvido à Alemanha.

Deixe seu comentário 30562h

avatar
  Subscribe  
Notify of