FEIRA NT2E COMEÇA HOJE REUNINDO AUTORIDADES DO GOVERNO E O MERCADO PARA DEBATER OS DESAFIOS DO SETOR NUCLEAR 5z3m59
Em meio a avanços e enormes desafios, os principais nomes do setor nuclear brasileiro se reunirão, ao longo dos próximos três dias, para discutir o futuro desse mercado no país. Começa hoje (20), no Rio de Janeiro, a feira NT2E, organizada pela Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN). A cerimônia de abertura do evento promete trazer anúncios importantes, já que reunirá especialistas do setor e autoridades do governo federal. O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Marcos Antônio Amaro (foto), é presença confirmada. Como se sabe, o GSI coordena as atividades do Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro (CDPNB) e mantém o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron). Em um momento em que o setor enfrenta incertezas, especialmente por conta da indefinição sobre Angra 3, o mercado espera do ministro uma fala que reforce o comprometimento do governo com o desenvolvimento das atividades nucleares no Brasil.
Outros dois ministérios também estarão representados na cerimônia de abertura. A secretária nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Ana Paula Bittencourt (foto à direita), terá a oportunidade de falar sobre os planos do governo para ampliar a prospecção de urânio no Brasil. Atualmente, o país possui a sexta maior reserva do minério no planeta. Contudo, é preciso realizar novas pesquisas no território, já que apenas cerca de um terço da área nacional está mapeada. O secretário-adjunto de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Gestão e Inovação (SEST), Pedro Cavalcante, também estará presente na inauguração do evento.
A cerimônia que marcará o início da NT2E terá ainda discursos do presidente da Frente Parlamentar de Tecnologia Nuclear, deputado federal Julio Lopes (foto à esquerda); do diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), vice-almirante Celso Mizutani Koga; do presidente da ENBPar, Silas Rondeau; do presidente da Rosatom América Latina, Ivan Dybov; e do diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Carlos Alberto Aragão. O setor nuclear internacional será representado pelo vice-diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mikhail Chudakov. A mesa de abertura da feira contará também com falas da coordenadora do Hackapower da ABDAN, Patricia Wieland, e da assessora executiva da Diretoria do Itaipu Parquetec, Mariana Nyegray — leia mais detalhes sobre o Hackapower ao final desta reportagem.
“A NT2E começa com inscrições esgotadas e uma programação intensa, reunindo autoridades políticas, especialistas internacionais e os principais players do setor. A expectativa é altíssima. Estamos diante da maior feira de negócios do nuclear da América Latina, um espaço estratégico para consolidar parcerias, impulsionar projetos e reafirmar o protagonismo do Brasil na agenda energética global”, afirma o presidente da ABDAN, Celso Cunha (foto abaixo, à direita), que também estará na cerimônia de abertura.
O primeiro dia de programação promete ser intenso. No período da tarde, diversos painéis abordarão questões como o futuro do Programa Nuclear Brasileiro, o engajamento de novas gerações no mercado de trabalho nuclear, empreendedorismo no setor de energia, financiamento de projetos nucleares, combustível nuclear e gestão de resíduos radioativos na indústria do petróleo. A feira contará ainda, neste primeiro dia, com uma rodada de negócios promovida pelo Sebrae, em parceria com a ABDAN, e um workshop sobre pequenos reatores modulares, organizado pela AIEA.
A feira NT2E acontecerá entre os dias 20 e 22 de maio. A edição deste ano promete ser histórica, graças aos números já alcançados até aqui. Ao todo, mais de 2,7 mil pessoas se inscreveram para participar dos três dias de programação do evento, que reunirá os principais nomes da indústria nuclear da América Latina para discutir os rumos e as tendências do setor nos próximos anos.
OLIMPÍADAS NUCLEARES BRASILEIRAS
A NT2E será pano de fundo para a abertura das Olimpíadas Nucleares Brasileiras – Hackapower 2025, principal hackathon voltado à inovação no setor nuclear. O objetivo da competição é estimular a inovação e o desenvolvimento de soluções nas áreas de energia, sustentabilidade e preservação de alimentos. Além disso, o Hackapower 2025 fortalecer a colaboração entre a indústria, academia e centros de pesquisa, promovendo o avanço da tecnologia nuclear no país. Na edição deste ano, o Hackapower da ABDAN contará com empresas como a Itaipu Parquetec que contemplará os vencedores com uma visita as instalações em Foz do Iguaçu. A premiação ocorrerá no evento Nuclear Legacy, em outubro, em Brasília.
Os participantes formarão grupos e receberão mentorias de especialistas ao longo do processo. As equipes vão trabalhar em desafios reais enfrentados pelo setor nuclear, divididos em três eixos temáticos:
– Energia: desenvolvimento de soluções para a aplicação da energia nuclear em ambientes marítimos, como a propulsão de embarcações e geração de energia em operações offshore;
– Sustentabilidade: gestão e reaproveitamento de materiais radioativos naturais (NORM), com foco na destinação sustentável de resíduos e na descontaminação de equipamentos industriais;
– Preservação de Alimentos: aplicação da radiação como tecnologia segura para aumentar a durabilidade dos alimentos e reduzir desperdícios, impulsionando sua adoção no Brasil.
Deixe seu comentário 30562h