EXPERIÊNCIA SOBRE MONITORAMENTO MENTAL DE TRABALHADORES EM FPSO DURANTE A PANDEMIA É TEMA NA OTC 4x4k1g
Mais um momento inédito na realização da OTC. Pela primeira vez, uma empresa brasileira especializada em Recrutamento e Psicologia Empresarial, voltada ao setor de Óleo & Gás e Energia, apresentou um paper no principal evento global da indústria. O CEPEM (Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Medicina) levou à conferência um trabalho pioneiro sobre monitoramento e gestão da saúde mental de profissionais offshore, com base em seu programa de Check-in Emocional Pré-embarque. O estudo traz os resultados de uma iniciativa lançada em 2020, durante a pandemia, e que evoluiu para um sistema contínuo de e e prevenção. O programa foi implementado em empresas que atuam nas áreas de produção (FPSO), perfuração (navios-sonda e plataformas semissubmersíveis) e embarcações de apoio à instalação de dutos (PLSV) e é capaz de identificar sinais de desgaste emocional antes que impactem a segurança e a performance da equipe.
Segundo Fernanda Sola, CEO do CEPEM, o objetivo principal é reduzir riscos operacionais associados à saúde mental, além de promover uma mudança na cultura organizacional sobre o tema: “O programa atua como uma ponte estratégica entre os colaboradores e a gestão, oferecendo dados em tempo real e criando um banco de informações sobre a saúde emocional dos funcionários.” A metodologia inclui contato proativo e remoto com psicólogos até dois dias antes do embarque, seguindo um protocolo estruturado de check-in emocional. Esse contato permite avaliar o estado emocional e o contexto familiar do colaborador, acionando, se necessário, protocolos internos de apoio ou gestão de risco.
A empresa diz ainda que esta iniciativa está totalmente alinhada à atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que, a partir de 2025, ou a incluir de forma explícita a obrigatoriedade do monitoramento de riscos psicossociais e à saúde mental no ambiente de trabalho: “É uma honra ver esse estudo ganhando reconhecimento internacional. Mais do que isso, é gratificante perceber que o setor começa a valorizar a saúde emocional dos trabalhadores que am semanas no mar, desempenhando um papel essencial na geração de energia e riqueza para o país“, explicou Fernanda.
Deixe seu comentário 30562h