EVENTO NA UFRJ DISCUTIU O POTENCIAL DO USO DA ENERGIA NUCLEAR E DE PEQUENOS REATORES NO MAR 5z3j2u
O Programa de Engenharia Nuclear (PEN) da Coppe/UFRJ realizou nesta segunda-feira (28) um evento para discutir o potencial da energia nuclear como fonte de energia para embarcações. O encontro reuniu diversas autoridades e especialistas no tema, incluindo o presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN), Celso Cunha, o presidente da Frente Parlamentar Nuclear, deputado Júlio Lopes, o diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Alexandre Rabello de Faria, o presidente da Nuclep, Carlos Seixas, entre outros.
O encontro teve como objetivo apresentar os avanços e desafios dos Reatores Modulares Pequenos (SMRs), com foco especial em aplicações marítimas. Foram discutidos projetos em desenvolvimento no Brasil, suas possíveis aplicações e os aspectos regulatórios e de licenciamento específicos para esse tipo de tecnologia. Especialistas da indústria, da academia e do setor regulador compartilharam suas perspectivas sobre a viabilidade e os caminhos para a implementação segura e eficiente dos SMRs no ambiente marítimo.
A Marinha do Brasil há décadas busca desenvolver submarinos com propulsão nuclear, tecnologia que proporciona maior autonomia, velocidade e capacidade de ocultação em comparação aos modelos convencionais. Diferente dos submarinos a diesel, os nucleares não precisam emergir periodicamente para reabastecimento de oxigênio, o que os torna estratégicos na defesa naval. O combustível e o sistema de propulsão nuclear estão sendo desenvolvidos pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo.
Com início da construção previsto para 2025, o Submarino Nuclear Convencionalmente Armado “Álvaro Alberto” é a joia da coroa do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), que representará um incremento, sem precedentes, no Poder Naval brasileiro e, em decorrência, na Defesa Nacional.
Deixe seu comentário 30562h