Naturgy
faixa - nao remover

EVENTO NA UFRJ DISCUTIU O POTENCIAL DO USO DA ENERGIA NUCLEAR E DE PEQUENOS REATORES NO MAR 5z3j2u

Alexandre_RabellO Programa de Engenharia Nuclear (PEN) da Coppe/UFRJ realizou nesta segunda-feira (28) um evento para discutir o potencial da energia nuclear como fonte de energia para embarcações. O encontro reuniu diversas autoridades e especialistas no tema, incluindo o presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN), Celso Cunha, o presidente da Frente Parlamentar Nuclear, deputado Júlio Lopes, o diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Alexandre Rabello de Faria, o presidente da Nuclep, Carlos Seixas, entre outros.

O encontro teve como objetivo apresentar os avanços e desafios dos Reatores Modulares Pequenos (SMRs), com foco especial em aplicações marítimas. Foram discutidos projetos em desenvolvimento no Brasil, suas possíveis aplicações e os aspectos regulatórios e de licenciamento específicos para esse tipo de tecnologia. Especialistas da indústria, da academia e do setor regulador compartilharam suas perspectivas sobre a viabilidade e os caminhos para a implementação segura e eficiente dos SMRs no ambiente marítimo.

Imagem do WhatsApp de 2025-04-28 à(s) 16.34.08_d1876adbA Marinha do Brasil há décadas busca desenvolver submarinos com propulsão nuclear, tecnologia que proporciona maior autonomia, velocidade e capacidade de ocultação em comparação aos modelos convencionais. Diferente dos submarinos a diesel, os nucleares não precisam emergir periodicamente para reabastecimento de oxigênio, o que os torna estratégicos na defesa naval. O combustível e o sistema de propulsão nuclear estão sendo desenvolvidos pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo.

Com início da construção previsto para 2025, o Submarino Nuclear Convencionalmente Armado “Álvaro Alberto” é a joia da coroa do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), que representará um incremento, sem precedentes, no Poder Naval brasileiro e, em decorrência, na Defesa Nacional.

Deixe seu comentário 30562h

avatar
  Subscribe  
Notify of