EMBRAPII ABRE UMA NOVA FRENTE DE ATUAÇÃO NO SETOR ELÉTRICO AO FIRMAR UMA PARCERIA COM A ENGIE BRASIL 4g3r1p
A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) assinou seu primeiro contrato com a Engie Brasil Energia. A parceria representa um marco importante para o novo escopo de atuação da Embrapii no setor elétrico, anunciado no ano ado, que visa fomentar projetos de inovação voltados à transição energética. Com o contrato, a Engie Brasil Energia a a contar com o apoio da Unidade Embrapii Certi para desenvolver soluções tecnológicas avançadas no monitoramento de perdas por fuga de corrente elétrica, um dos desafios em sistemas de geração. A tecnologia desenvolvida permitirá ganhos operacionais expressivos, além de maior segurança para usinas e plantas industriais. A do contrato simboliza o início de uma nova fase para a Embrapii, que ou a incluir CNAEs do setor elétrico em seu escopo em 2023. A mudança permite que empresas e startups do setor tenham o direto a recursos financeiros e à expertise das Unidades Embrapii para desenvolver soluções em energias renováveis e tecnologias sustentáveis
O presidente da Embrapii, Alvaro Prata, destacou a importância da do primeiro contrato com a Engie Brasil Energia. “A parceria simboliza o tipo de colaboração que queremos fomentar: empresas com forte compromisso com a inovação e com a transição energética. A desse contrato comprova a capacidade da Embrapii de apoiar soluções tecnológicas que ampliam a competitividade da indústria nacional.” A coordenadora de Inovação e Pesquisa e Desenvolvimento da Engie Brasil Energia, Caroline Dutra, ressaltou o impacto do desenvolvimento de novas tecnologias para o fortalecimento do setor elétrico. “A gente tem muito orgulho de ver essa inovação saindo de dentro das nossas equipes. Esse apoio da Embrapii é um catalisador para algo que já fazemos naturalmente dentro de casa“, afirma. Segundo ela, o uso do recurso obrigatório da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aliado ao modelo Embrapii fortalece o ecossistema de inovação da empresa.
O dispositivo em desenvolvimento tem como objetivo identificar fuga de energia com maior precisão e agilidade. A tecnologia se assemelha, por analogia, a um rastreamento hidráulico: ao injetar uma corrente no sistema, é possível acompanhar seu trajeto usando um amperímetro. A solução proporciona um diagnóstico preciso de falhas invisíveis nos sistemas elétricos, evitando curtos-circuitos, desligamentos e danos a equipamentos. Segundo Caroline, o projeto nasceu há cinco anos após uma falha que expôs a limitação dos instrumentos disponíveis no mercado. A partir daí, a Engie Brasil Energia desenvolveu um protótipo internamente. Agora, com o e da Unidade Embrapii Certi, o projeto será aprimorado e escalado para uso comercial.
Deixe seu comentário 30562h