BLOCOS DA BACIA DA FOZ DO AMAZONAS ENTRAM PELA PRIMEIRA VEZ EM CICLO DA OFERTA PERMANENTE DA ANP 3o3n5z
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) revelou nesta segunda-feira (14) os setores que farão parte do 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão (OPC), que ocorrerá em 17 de junho. Ao todo, serão ofertados 16 setores, em cinco bacias sedimentares – quatro marítimas e uma terrestre. Uma das novidades é a inclusão de quatro setores da Bacia da Foz do Amazonas, que, pela primeira vez, terá alguns de seus blocos dentro da modalidade da Oferta Permanente de Concessão.
Há ainda muita incerteza na indústria sobre como será o interesse das petroleiras nos blocos da Bacia da Foz do Amazonas. Apesar do grande potencial petrolífero da região, há um grande desafio para viabilizar a exploração na área por conta de questões ambientais. Como se sabe, a Petrobrás tenta há anos, sem sucesso, uma licença do Ibama para perfurar no bloco FZA-M-059, a cerca de 175 km da costa brasileira, no litoral do estado do Amapá, a 2.880 metros de profundidade.
Além das áreas da Foz do Amazonas, o novo ciclo da Oferta Permanente terá ainda cinco setores na Bacia de Santos, quatro setores na Bacia de Pelotas e um setor marítimo na Bacia de Potiguar. O leilão terá ainda dois setores na Bacia dos Parecis, única bacia terrestre a ter blocos em oferta. A partir de agora até 12 de maio, as 31 empresas inscritas e aptas a fazerem ofertas no 5º Ciclo ainda podem apresentar declarações de interesse acompanhadas de garantias de oferta adicionais exclusivamente para blocos desses 16 setores.
Deixe seu comentário 30562h