Naturgy
faixa - nao remover

ABIOVE MANTÉM OTIMISMO COM AS PREVISÕES PARA O COMPLEXO SOJA PARA ESTE ANO COM O CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO PRIMEIRO TRIMESTRE 1g6n6j

SOJAA Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) divulgou suas projeções sobre o desempenho do Complexo da Soja para 2025. Os dados demonstram variações pequenas em alguns números, mas mantém a previsão de um novo recorde para o setor. A produção de soja cresceu 0,1% em comparação com as últimas estimativas, devendo alcançar 169,7 milhões de toneladas, enquanto o esmagamento deverá se manter, chegando a 57,5 milhões de toneladas. A produção de farelo e óleo de soja permanecerá estável, atingindo 44,1 milhões de toneladas e 11,4 milhões de toneladas, respectivamente.

O óleo de soja refinado registrou, em abril, o quarto mês consecutivo de queda nos preços, acumulando uma variação de -5,70% desde o início do ano. Em janeiro, essa redução já havia começado com recuo de -0,87%, segundo dados oficiais. Esse movimento ocorre em um momento em que a discussão sobre os impactos da política desoja biodiesel no mercado de alimentos voltou à tona. No início do ano, a decisão de não avançar do B14 para o B15 foi atribuída à preocupação com uma possível pressão sobre os preços do óleo de soja. Mas os dados de mercado contam outra história.

Mesmo com a produção de biodiesel crescendo, alta de 8,2% no primeiro trimestre e de 10,1% em março de 2025, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o preço do óleo refinado seguiu em trajetória de queda. Ressaltamos que, inclusive, houve queda sistemática desde dez/2024 e que os preços do biodiesel saíram de R$ 6,50/litro para cerca de R$ 5,00/litro (com PIS e Cofins e sem ICMS), de acordo com a ANP. Isso reforça que o biodiesel não teve papel relevante em qualquer movimento inflacionário no setor.

Deixe seu comentário 30562h

avatar
  Subscribe  
Notify of