ONESUBSEA VAI INVESTIR EM UM MODELO DE UMBILICAL INTEGRADO PARA A PETROBRÁS, MAS SEM GARANTIA DE QUE A CONSTRUÇÃO SEJA NO BRASIL 575z1o
A OneSubsea vai investir no desenvolvimento de um modelo de umbilical integrado para controle, injeção e monitoramento submarino, em linha com o plano estratégico da Petrobrás. Pra isso, as duas empresas anunciaram a de um Memorando de Entendimento com este objetivo. A estatal, no entanto, interessada na tecnologia, não vai investir financeiramente para isso. A nova solução, que utilizará a tecnologia proprietária OscilayTM, possibilitará a integração da linha de serviço por onde am os fluidos injetados ou recebidos do poço. A linha de controle que opera as válvulas da Árvore de Natal Molhada (ANM) estará em uma única mangueira. O umbilical híbrido poderá trazer ganhos significativos para a Petrobrás tanto no produto quanto na instalação do equipamento, uma vez que demandaria apenas uma mangueira e um único barco para a atividade. Apesar do objetivo da OneSubsea seja vender para a empresa brasileira, ela não garantiu que as linhas sejam construídas aqui no Brasil depois de serem desenvolvidas. Pode ser no futuro, mas não há nada certo para isso no momento.
O novo modelo pode ser aplicado em campos brownfield e greenfield. ressalta Carlos Tadeu Cunha Júnior, diretor regional da OneSubsea no Brasil, disse que “A OneSubsea está na vanguarda do desenvolvimento de novas tecnologias submarinas que agreguem valor para o cliente, alinhadas com sua estratégia de crescimento e aumento da eficiência na produção. Além da nova solução híbrida de umbilical, o MoU poderá ampliar o conteúdo local dessa linha de negócios.” As atividades de engenharia do acerto entre as duas empresas serão desenvolvidas pela equipe global da OneSubsea, incluindo o Brasil. Atualmente, a OneSubsea produz umbilicais em instalações no Alabama, Estados Unidos, e em Moss, na Noruega. No futuro, a multinacional pode considerar a produção de umbilicais no Brasil, mas não há nenhum plano detalhado a esse respeito foi feito ainda.
Deixe seu comentário 30562h