Naturgy
faixa - nao remover

FEIRA NT2E TERÁ APELO DO SETOR DE MEDICINA NUCLEAR AO PRESIDENTE LULA SOBRE ABASTECIMENTO DE RADIOFÁRMACOS 361r2v

nt2e-tarjaAgora falta apenas um dia para o maior evento do setor nuclear da América Latina. Começa amanhã (20) a feira NT2E 2025, no centro de convenções Expomag, no Rio de Janeiro. A abertura do encontro contará com uma série de anúncios importantes de agentes do mercado, mas também será uma oportunidade para uma manifestação relevante do setor de medicina nuclear. Entidades do segmento vão emitir uma carta durante o evento, endereçada ao presidente Lula, chamando a atenção para o desabastecimento crônico de radioisótopos e radiofármacos no país e suas consequências diretas para a saúde dos brasileiros.

O documento será assinado pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), pela Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBMN) e pela Associação Nacional de Empresas de Medicina Nuclear (ANAEMN), entre outras. A medicina nuclear é fundamental para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças graves, incluindo vários tipos de câncer. Contudo, atualmente, essa especialidade médica tem uma utilização 60% inferior à de países desenvolvidos e em desenvolvimento (Índia, África do Sul, Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, México etc.), devido a desafios significativos que impactam diretamente a qualidade e o o a serviços de saúde essenciais para a população brasileira.

lulaDe acordo com as entidades signatárias, o principal gargalo enfrentado é a instabilidade no fornecimento de insumos radioativos e radiofármacos por parte do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN). As associações defendem que haja um investimento maior no instituto, de modo que o IPEN possa ampliar a produção e importação desses insumos. O IPEN/CNEN ainda é o único distribuidor dos principais radiofármacos utilizados em mais de 80% dos exames de medicina nuclear no Brasil, exercendo um papel relevante no o dos brasileiros a esses serviços.

Além disso, a carta também propõe o apoio a iniciativas públicas e privadas para garantir fontes alternativas de fornecimento de radioisótopos e radiofármacos com boas práticas de fabricação. Outra sugestão envolve a autorização, pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para o transporte desses materiais por aeronaves de pequeno porte, observados os devidos procedimentos de segurança e controle.

IPEN-300x168São urgentes as soluções rápidas e tecnicamente fundamentadas para garantir o pleno funcionamento da Medicina Nuclear em todo o território nacional, uma especialidade médica que tem o potencial de salvar vidas e melhorar a qualidade de vida“, diz um trecho da carta. Além de ser endereçado a Lula, o texto também será entregue ao Ministério da Saúde, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ao Ministério dos Transportes (MT), à Casa Civil, à Presidência do Senado, à Presidência da Câmara e ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

A feira NT2E acontecerá entre os dias 20 e 22 de maio. A edição deste ano promete ser histórica por conta dos números já alcançados até aqui. Ao todo, mais de 2,5 mil pessoas já se inscreveram para participar dos três dias de programação do evento, que vai reunir os principais nomes da indústria nuclear da América Latina para discutir os rumos e as tendências do setor nuclear nos próximos anos.

Deixe seu comentário 30562h

avatar
  Subscribe  
Notify of