Naturgy
faixa - nao remover

A REFAP VAI PARAR PARA MANUTENÇÃO ATÉ AGOSTO, MAS A PETROBRÁS GARANTE QUE MERCADO NÃO SERÁ AFETADO 4p34g

marcusA Petrobrás inicia no próximo domingo (18) a parada de manutenção na Refinaria Alberto Pasqualini, Refap, localizada em Canoas (RS). Serão investidos pela companhia cerca de R$ 557 milhões com o objetivo de preservar a integridade dos equipamentos e a segurança das pessoas, aumentar a eficiência e rentabilidade no processo produtivo e implementar projetos. Os serviços programados devem durar até o início de agosto e devem mobilizar cerca de 2,9 mil trabalhadores, no pico das atividades, como explicou o gerente geral da Refap, Marcus Aurelius Valenti: A disponibilidade de mão-de-obra local é um desafio reconhecido pela Petrobrás, que promove ações para qualificação de trabalhadores da região. Para esta parada, a Refap buscou, junto ao Banco de Oportunidades de Canoas e ao Sine (Sistema Nacional de Empregos) de Canoas e Esteio, maximizar a contratação de pessoas do local, gerando emprego e renda na região de atuação e contribuindo para o desempenho do papel social da Petrobrás.

Serão realizadas inspeções normativas, manutenções preventivas e corretivas em quatro importantes unidades de processo da refinaria: destilação atmosférica (U-01),refap destilação a vácuo (U-02), craqueamento catalítico (U-03) e coque (U-650), em um total de 3.679 equipamentos. As intervenções na destilação têm como um de seus principais ganhos o aumento da eficiência energética, enquanto as da unidade de coque possibilitarão o aumento da carga média da unidade de 2.700 m³/dia para 3.000 m³/dia. Já na unidade de craqueamento serão feitas atualizações tecnológicas, de confiabilidade e de segurança de processo. “O escopo principal dos trabalhos consiste na abertura dos equipamentos, inspeções internas, avaliação de integridade e execução de reparos, garantindo mais uma campanha operacional de, no mínimo, seis anos para as unidades envolvidas“, explica Valenti.

A parada programada de manutenção não afetará o abastecimento ao mercado. “A Refap e a Petrobrás fazem um detalhado planejamento para que sejam garantidos estoques prévios. Durante o período em que parte da produção estará reduzida, a companhia atuará de forma integrada com as áreas comercial e de logística, internalizando derivados de outras regiões, possibilitando o atendimento aos nossos clientes“, informa o gerente geral.

Deixe seu comentário 30562h

avatar
  Subscribe  
Notify of