Naturgy
faixa - nao remover

GOVERNO BRITÂNICO AVANÇA PARA DESTRAVAR POTENCIAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DAS ONDAS E DAS MARÉS 4a2f3r

s465_Michael_Shanks_MPO Reino Unido anunciou a criação de uma nova força tarefa como parte de uma estratégia para destravar o potencial das tecnologias de energia das marés e das ondas em todo o país. O novo grupo reunirá líderes da indústria para identificar barreiras ao desenvolvimento, mapear os investimentos necessários e elaborar um plano estratégico para impulsionar a energia marinha no Reino Unido.

O anúncio foi feito pelo membro do Parlamento e Subsecretário de Estado no Departamento de Segurança Energética e Emissões Zero, Michael Shanks (foto). “Tenho o prazer de anunciar que está sendo formado um Marine Energy Task Force, liderado pela indústria, para considerar o avanço da energia marinha em todo o Reino Unido”, afirmou. “O principal resultado será a entrega de um roteiro estratégico, com recomendações para remover obstáculos e estimativas de investimento necessárias para concretizar o potencial da energia marinha no país”, acrescentou.

O ministro também destacou o impacto crescente da energia marinha no País de Gales, que já atraiu £ 292 milhões em investimentos e gerou 429 empregos em tempo integral. As conclusões do grupo serão publicadas pelo Marine Energy Council, associação que representa os setores de energia das marés e das ondas no Reino Unido, e entregues ao governo para embasar políticas públicas futuras.

Captura de tela 2025-05-12 212347Foi ressaltado que a energia das marés continua sendo uma prioridade, com previsão de mais de 130 MW de capacidade instalada até 2029, impulsionada pelas recentes rodadas do programa Contracts for Difference (CfD). Já a energia das ondas segue recebendo apoio em pesquisa e desenvolvimento, com viabilidade comercial de longo prazo considerada próxima. O ministro Shanks também reiterou o apoio à energia eólica offshore flutuante, destacando que a quinta rodada de licitações no Mar Celta está em fase final.

O gerente de projetos da Marine Energy Wales, Jay Sheppard, comemorou a criação do grupo: “A formação do Marine Energy Task Force representa um o essencial para transformar ambição em ação. Por muito tempo, o potencial dos nossos recursos marinhos foi reconhecido, mas subutilizado”, afirmou. “Este grupo reúne a expertise necessária para traçar um caminho coordenado e viável — um que enfrente as barreiras práticas, atraia investimento privado e garanta que os benefícios da energia marinha cheguem às comunidades costeiras de todo o Reino Unido. É um momento de clareza e compromisso para um setor pronto para crescer”, completou.

A criação do grupo ocorre após compromissos conjuntos do Primeiro-Ministro do País de Gales e do Secretário de Estado britânico para aprofundar a cooperação entre os governos e investir no desenvolvimento da tecnologia de energia das marés no País de Gales e no restante do Reino Unido.

Deixe seu comentário 30562h

avatar
  Subscribe  
Notify of