PETROBRÁS PEDE AUTORIZAÇÃO PARA LEVAR NAVIO-SONDA À BACIA DA FOZ DO AMAZONAS zv25
Agora vai? A Petrobrás solicitou ao Ibama a autorização para iniciar o deslocamento do navio-sonda ODN II rumo à bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial. A presença da embarcação na região é essencial para a realização da chamada Avaliação Pré-Operacional (APO), que é uma simulação de vazamento de óleo exigida como parte do processo de licenciamento ambiental da perfuração.
Em carta enviada ao órgão ambiental, a petroleira pede uma resposta sobre a transferência da sonda até o dia 15 de maio. Segundo o documento, a ODN-II está na Baía de Guanabara desde 19 de abril para ar por um processo de limpeza aprovado pelo Ibama, com o objetivo de remover o coral-sol — espécie marinha invasora presente no casco da embarcação.
Para lembrar, a APO é a última etapa antes da liberação da licença ambiental para a perfuração de um poço no bloco FZA-M-059, na Bacia da Foz do Amazonas. Importante sempre ressaltar que, apesar do nome da bacia, a atividade será realizada a cerca de 500 km da foz do Rio Amazonas. Durante o APO, o Ibama vai avaliar a capacidade de resposta imediata da Petrobrás a um evento acidental envolvendo vazamento de petróleo.
Na carta enviada à autarquia federal, a Petrobrás também reiterou o pedido para que o Ibama faça vistoria em uma unidade de proteção à fauna construída em Oiapoque (AP), uma das condicionantes impostas pelo órgão.
Deixe seu comentário 30562h