Naturgy
faixa - nao remover

CHINA APROVA A CONSTRUÇÃO DE 10 REATORES NUCLEARES, TOTALIZANDO INVESTIMENTO DE US$ 27,4 BILHÕES 2j26b

jjO Conselho de Estado da China aprovou cinco projetos de energia nuclear, denominados Fangchenggang Fase III, Haiyang Fase III, Sanmen Fase III, Taishan Fase II e Xiapu Fase I. Os empreendimentos totalizam 10 reatores, incluindo oito unidades do modelo Hualong One. As usinas representam um investimento combinado de mais de US$ 27,4 bilhões. O investimento da China em engenharia e construção de energia nuclear atingiu um recorde no ano ado, de 146,9 bilhões de iuanes, disse a Associação Chinesa de Energia Nuclear em seu relatório anual, divulgado no início desta semana.

Atualmente, a China possui 58 reatores em operação, com capacidade total de 56,9 GW. Outros 30 reatores, com capacidade total de 34,4 GW, estão em construção, segundo dados da Associação Nuclear Mundial. O Conselho de Estado aprovou dez ou mais novos reatores anualmente desde 2022.

A Fase III (unidades 5 e 6) da usina de Fangchenggang (foto), na Região Autônoma de Guangxi, e a Fase II (unidades 3 e 4) da usina nuclear de Taishan, na província de Guangdong, são projetos da China General Nuclear (CGN). A empresa afirmou que as quatro unidades adotarão sua tecnologia de reator de água pressurizada HPR1000 (Hualong One). Taishan 3 e 4 terão capacidade de 1.200 MWe cada, enquanto Fangchenggang 5 e 6 terão capacidade de 1.208 MWe.

A CGN afirmou estar atualmente “realizando diversos trabalhos preparatórios para a construção das unidades mencionadas de forma ordenada, cuja construção completa terá início após a obtenção da Licença para Construção de Usina Nuclear da istração Nacional de Segurança Nuclear“.

Já a Fase III (unidades 5 e 6) da usina nuclear de Sanmen, na província de Zhejiang, é da Corporação Nuclear Nacional da China (CNNC). A empresa planeja construir dois reatores Hualong One, cada um com potência nominal de 1215 MWe.

A CNNC também estará envolvida na construção da Fase 1 (unidades 1 e 2) na usina de Xiapu, na província de Fujian, em parceria com a Huaneng Power International. Dois reatores de nêutrons rápidos do tipo piscina refrigerada a sódio CFR-600 serão usados no empreendimento.

Por fim, a Fase III (unidades 5 e 6) da usina de Haiyang prevê a construção de dois reatores CAP1000 – a versão chinesa do Westinghouse AP1000 -, na província de Shandong, em um projeto liderado pela State Power Investment Corporation. A usina já abriga duas unidades AP1000, e duas unidades CAP1000 estão em construção.

Deixe seu comentário 30562h

avatar
  Subscribe  
Notify of