Naturgy
faixa - nao remover

ENEVA INICIA OPERAÇÃO COMERCIAL DA USINA PARNAÍBA VI, NO MARANHÃO fl15

Captura de tela 2025-03-06 115404Após o feriadão do carnaval, a indústria de energia volta a ganhar impulso e retomar o ritmo. A Eneva, por exemplo, anunciou o início da operação comercial da turbina a vapor da usina termelétrica Parnaíba VI, localizada no Complexo Parnaíba, em Santo Antônio dos Lopes (MA). A usina recebeu autorização para operar da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por meio de um despacho publicado no Diário Oficial da União nesta semana.

O projeto Parnaíba VI é o fechamento de ciclo da usina Parnaíba III. Na prática, isso significa que as duas usinas vão operar em ciclo combinado. Parnaíba VI vai utilizar o vapor gerado a partir do calor produzido no processo de geração da usina Parnaíba III, não necessitando de gás natural adicional para geração de energia.

A nova unidade geradora iniciou sua operação no dia 1º de março de 2025 com potência limitada a 87,220 MW, inferior à capacidade instalada total da usina, que é de 92,254 MW. Segundo a Eneva, essa limitação inicial está alinhada ao regulamento da Aneel e tem como objetivo permitir a comercialização de energia pela Parnaíba VI enquanto ajustes operacionais e melhorias são realizados para otimizar o desempenho do ativo e atingir sua potência plena.

A Parnaíba VI possui um compromisso de fornecimento de 70 MW médios por meio de Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (CCEAR), firmados no Leilão de Energia Nova A-6 de 2019 da Aneel. Os contratos possuem inflexibilidade operacional sazonal de 50% e prazo de suprimento de 25 anos, com vigência iniciada em 1º de janeiro de 2025.

Com essa expansão, a Eneva reforça sua capacidade de geração de energia sem necessidade de aumentar o consumo de gás natural, fortalecendo sua posição no setor elétrico brasileiro e contribuindo para a segurança energética do país.

Deixe seu comentário 30562h

avatar
  Subscribe  
Notify of