ACORDO ASSINADO PREVÊ QUE A ROSATOM CONSTRUA USINAS NUCLEARES NO VIETNÃ u3j63
A Rússia acerta a construção de usinas nucleares no Vietnã. Após conversas bilaterais, os dois países concordaram em agilizar as negociações e a de acordos. Durante as reuniões, foi assinado um roteiro para o desenvolvimento da tecnologia nuclear até 2030, que abrange a construção de um centro de ciência e tecnologia nuclear com um reator de pesquisa, bem como suprimentos de combustível para o reator de pesquisa existente em Dalat. O documento foi assinado pelo diretor-geral da Rosatom, Alexey Likhachev, e pelo ministro da Ciência e Tecnologia do Vietnã, Nguyen Manh Hung, como parte de uma série de acordos bilaterais anunciados durante conversas entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã, To Lam.
O diretor da Rosatom disse que “Por muitas décadas, o carro-chefe da nossa cooperação tem sido o trabalho na área de pesquisa. Na década de 1980, especialistas soviéticos reativaram um reator de pesquisa construído pelos americanos (Dalat), e agora especialistas vietnamitas nos encomendaram um novo reator de pesquisa. Já entramos em um local no sul do país, na província de Dong Gai, não muito longe da Cidade de Ho

O Vietnã se diz pronto para receber todas modernidades da energia nuclear no país entrando em uma nova Era
Chi Minh. Acredito que o melhor reator de pesquisa do Sudeste Asiático em breve surgirá lá.”
To Lam, do Vietnã, acrescentou: “Trabalharemos para desenvolver avanços novos, substanciais e eficazes em pesquisa científica e tecnologia, energia nuclear, biotecnologia e indústria de semicondutores. Também concordamos em promover a implementação de projetos conjuntos de pesquisa.”
A declaração conjunta oficial após as negociações diz que “Ambas as partes afirmaram a importância de acelerar o projeto de construção de um Centro de Ciência e Tecnologia Nuclear no Vietnã, bem como de treinar estudantes vietnamitas em instituições de ensino na Rússia nas áreas relacionadas ao uso da energia atômica para fins pacíficos. Ambas as partes enfatizaram a necessidade de impulsionar a cooperação no desenvolvimento de energias renováveis e limpas. Ambas as partes concordaram em acelerar as negociações e a de acordos intergovernamentais para a construção de usinas nucleares no Vietnã, utilizando tecnologia avançada e cumprindo rigorosamente as normas de segurança nuclear e radiológica, e para o desenvolvimento socioeconômico.”
Deixe seu comentário 30562h